segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Apresentações e Oficina em São João de Meriti, RJ.

Queridos amigos,
Nosso diário de bordo conta um pouco sobre nossa passagem pelo Rio de Janeiro entre os dias 25 de setembro e 03 de agosto. E desta vez, além das apresentações foi desenvolvida também uma oficina.

Nesta segunda etapa de trabalho pelo Rio realizamos, na cidade de São João de Meriti, uma oficina para atores do grupo DELIRART, a convite do Sesc São João. A Cia. é composta por jovens atores que realizam sua formação artística no Sesc.
A oficina ministrada pelo Santa Víscera foi “Jogo e Tempo-Ritmo no Espaço” e, depois de dois dias de trabalho, apresentamos uma pequena improvisação para o público do evento “Cinema com Batuque”, que ocorreu no domingo dia 29. Confere:



A promessa

Nossas apresentações aconteceram em comunidades de risco, e devemos dizer que foi, ao mesmo tempo, desafiador e empolgante. O público, em sua maioria, nunca tinha visto teatro e essa responsabilidade nos faz querer dar nosso melhor a cada cena. E também porque não foi fácil chegar a estes lugares, que por vezes, estão sitiados pela ação do tráfico de drogas.


Ao final das apresentações as crianças vinham tirar fotos, brincar com nossos elementos de cena, fazer perguntas puxar a barba do Marco pra ver se era de verdade. E no penúltimo dia um pedido diferente mexeu com nossa equipe.

Uma menina chamou o Marco ao fim das apresentações e perguntou:
-Posso cantar uma música pra você?
Marco respondeu que podia. Ela cantou. E tinha uma voz muito bonita. Ele a elogiou. Ela, então, fez mais um pedido. Queria que ele fizesse uma promessa.
-Tio, quero que o senhor prometa que continuará levando esse teatro divertido pra que outras crianças possam ver. Em outras escolas. Que o senhor continue voando no seu tapete.
Ela se referia a uma de nossas cenas. Depois disso esticou o dedinho da mão, apertamos os dedinhos e ela disse:
- Está prometido, de dedinho e agora não pode descumprir.

Agora, além de nossa satisfação em apresentar nosso espetáculo, teremos um compromisso ainda maior: a nossa promessa do dedinho, que não vamos descumprir jamais.





Fotos de Tribos Ideias.

Nenhum comentário :