Espetáculos

Para mais detalhes de cada espetáculo, acesse nosso site, clicando aqui.


Teatro à la carte | Livremente inspirado em obras da literatura brasileira e mundial.

Espetáculo onde as pessoas escolhem as cenas de teatro no cardápio.


O espetáculo TEATRO À LA CARTE também conhecido como VENDEM-SE CENAS é uma idéia original do Santa Víscera Teatro, que começou a ser desenvolvida e apresentada em fevereiro de 2009, nas ruas da capital paulista. A ideia principal é oferecer  fragmentos teatrais de diversos gêneros dramáticos em um cardápio de cenas. Cada uma delas tem duração entre 3 a 8 minutos e são apresentadas conforme a solicitação do espectador presente, atendendo ao gosto de todos os públicos.

O cenário do TEATRO À LA CARTE  é o não-lugar, pois pode ser apresentado onde quer que estejam os espectadores. Uma idéia democrática por excelência, pois esta acessível e propõe a inserção da arte teatral em espaços diferentes e inusitados. Entre os autores que compõe o cardápio estão: Gabriel García Márques, Samuel Beckett, Harold Pinter, Anton Tchékhov, Plínio Marcos, Saint Exupéry, Érico Veríssimo, Dario Fo, entre outros.

O Projeto TEATRO À LA CARTE em seu início, no ano de 2009. Foto de Leandro Neves.



Foto da formação atual do grupo, com os atores Graciane Pires e Marco Antonio Barreto. Créditos: Sandra Ribeiro.



SOBRE O ESPETÁCULO:
Em espaços alternativos, o Santa Víscera Teatro encena fragmentos de espetáculos de teatro de diferentes linguagens que variam entre o drama, tragédia, comédia, tragicomédia, realismo-magico, teatro do absurdo e infantil.
As cenas são oferecidas em um cardápio cênico composto por mais de 30 cenas, que variam de 3 a 8 minutos de duração.
No menu “oferecemos” escritores e dramaturgos consagrados da literatura mundial como: Gabriel García Márquez, Samuel Beckett, Harold Pinter, René de Obaldia, Érico Veríssimo, Saint-Exupéry, Anton Tchékhov, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Dario Fo, Franca Rame, além de criações coletivas do grupo.
Direção, Elenco e Idéia Original: Graciane Pires e Marco Antonio Barreto.

Clique aqui para ver o vídeo de apresentação do Projeto TEATRO À LA CARTE no You Tube, e aqui para ver o vídeo explicativo sobre como o projeto funciona.


O Primeiro Milagre | Da obra de Dario Fo.

SOBRE O ESPETÁCULO:
O espetáculo conta a história desde o nascimento conturbado do menino Jesus até o dia do seu primeiro milagre. Porém não se trata de um milagre convencional, e sim, a saída encontrada pelo menino com poderes divinos, realizada para chamar a atenção dos amiguinhos no Egito para entrar em uma partida de futebol. Racismo, bulling e a humanidade dos personagens que todos vêem apenas com traços de divindade são tratadas na obra. A história é narrada como se tivesse acontecido com qualquer um de nós, como se o próprio narrador tivesse visto ou vivenciado o momento, característica marcante na obra de Dario Fo. 
Para a criação do monólogo, o ator realizou treinamento sobre os chamados "exercícios plásticos" de Grotowski, adaptados para o contexto de trabalho do grupo. A direção norteou o processo pela busca de uma aproximação do ator com figuras reconhecidas em sua vivência cotidiana, marcadas em sua memória pela relação traçada. Além disso, a técnica do contador de histórias foi trabalhada no sentido de criar o jogo e aproximação com o público.
Direção: Graciane Pires.
Criação e Atuação: Marco Antonio Barreto.


“Sempre aquela velha história...” | 
Baseado na obra de Dario Fo e Franca Rame.


SOBRE O ESPETÁCULO:
Sempre aquela velha história... A mesma história que se repete. Somos todas iguais, mesmo sendo tão diferentes, algo nos unifica, nos torna semelhantes. Mulheres de todas as idades, raças, cores, condições sociais, credos... Todas, em algum momento, já passaram por alguma situação que vive esta mulher sem nome, sem identidade, que representa a todas nós.
Neste espetáculo solo, a protagonista conta e vive suas experiências com a comicidade crítica que marca o trabalho dramatúrgico dos italianos Dario Fo e Franca Rame, mestres no riso que traz reflexão.
Utilizando-se do cômico para propor reflexão crítica, esta montagem enfatiza a figura da “mulher objeto”, submissa e dependente das imposições sociais. Na peça, a personagem descobre no decorrer dos acontecimentos sua condição de submissão e sua atitude infantilizada e inconseqüente frente às situações. Assim, sua trajetória vai se modificando, com a possibilidade de uma tomada de consciência e aprendizado a partir destas experiências.
Criação e Atuação: Graciane Pires.
Assistência de Direção: Marco Antonio Barreto.